20 anos pensando o presente, 

construindo o futuro.


Estamos completando 20 anos e muita história para

 contar!


Breve Histórico

A creche Municipal (05.15.603) Buriti Congonhas, foi inaugurada em 25 de agosto de 1992, pelo então prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar e era administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, inicialmente chamada CEMAC Buriti Congonhas, as crianças ficavam no CEMAC Buriti Congonhas até os 6 anos de idade, quando então iam para a escola e até hoje, os moradores antigos lembram com saudades e dizem que as crianças deveriam sair da creche nessa idade.
A instituição foi concebida através do esforço da comunidade e da Associação de Moradores, com o apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ, pois a comunidade, fazia e faz parte de projeto de extensão da Universidade e sendo assim, há vasto material na Faculdade de Serviço Social como produções acadêmicas, inclusive fitas de vídeos onde o grupo responsável pela construção da creche apresenta o terreno e os objetivos propostos.
No ano de 2003, a creche foi transferida da Secretaria Municipal de Assistência Social, para a Secretaria Municipal de Educação, nesse momento, a Professora Maria Vírgínia foi indicada para dirigir a unidade e tendo como companheira nessa tarefa, a professora Simone Teixeira Oliveira, como professora articuladora, e hoje diretora adjunta da instituição. 
No início, as instalações eram precárias, faltavam lâmpadas, cadeiras, o computador era antigo, não havia impressora para os trabalhos administrativos.
Em agosto de 2006, assumiu a direção a professora Luciana Feidman Prietos, em sua primeira experiência fora de turma.
Os profissionais eram todos terceirizados, no início a Associação de Moradores era a empregadora desses funcionários, passando posteriormente para as OSC (organizações da sociedade civil),  as únicas funcionárias da SME, eram a diretora e a professora articuladora.
A Creche Buriti Congonhas, continuou o trabalho com a UFRJ, através da parceria formalizada pela 5a Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro. Que previa o planejamento e realização em conjunto de atividades destinadas às crianças, especialmente as referentes a questões de saúde e de educação.

     Infelizmente, por motivos de falta de segurança e apoio da Associação de Moradores, o projeto foi temporariamente suspenso, a biblioteca que havia na comunidade, foi desfeita, e a única instituição ativa no local, hoje, é a creche.




Nossa festa aconteceu no dia 24 de agosto de 2012. E  continuou no sábado dia 25, com exposição dos trabalhos no Parque de Madureira.
Nada melhor que completar 20 anos, no Dia Nacional da Educação Infantil!  Um privilégio!
Agradecemos a toda comunidade escolar por terem contribuído com o sucesso de nossas atividades e em especial, a TODOS OS FUNCIONÁRIOS que se empenharam muito para que todos os eventos propostos fossem executados. 
Muito obrigada por tudo, pelo carinho, dedicação, compromisso,talento e sucesso!

Luciana














Nosso bolo de fraldas


Cineminha no EI-40 e 41

Berçários



 Cineminha no EI-30 e 31

 O parabéns!!




Dia Nacional da Educação Infantil - 10 ª Lei Buarque



0 comentários: