Esse é o projeto de alimentação que está no nosso PPP.
CRECHE MUNICIPAL 05-15-603 BURITI CONGONHAS
PROJETO ALIMENTAÇÃO 5 VEZES AO DIA
OBJETIVO - melhorar o estado nutricional das crianças, além de trabalhar de forma lúdica a percepção visual, táctil, olfativa, paladar... Propiciando o estímulo e o ambiente adequado de aprendizagem para crianças de 1 à 4 anos de idade.
Público Alvo: crianças de 03 meses à 4 anos de idade, matriculadas na U.E.
DURAÇÃO: tempo indeterminado, pois a importância do tema e possibilidades de trabalho e seus desdobramentos podem variar de acordo com as demandas surgidas.
ETAPAS:
1º Fazer 3 cartazes ou deixar registrado num blocão; as verduras, os legumes e as frutas (as mais conhecidas e que podem ser tiradas de encartes de mercados ou hortomercado). Esse cartaz também pode ser elaborado junto com as crianças, para que eles encontrarem os alimentos em encartes ou revistas.
2º Combinar com as crianças de registrar durante uma semana (ou mais) os alimentos ingeridos durante o dia na creche.
3º Verificar com as crianças, todos os dias após o registro(2ª) se eles comeram alguma coisa que está relacionada nos cartazes (1º) e ir contando.
(Ex. almoço de 6ªf. teve macarrão, bertalha, beterraba e feijão, sobr. maçã – (só nessa refeição foram consumidos 3 tipos de alimentos).
2ª feira 1x | 2x | 3x | 4x | 5x |
3ª feira | ||||
4ª feira | ||||
5ª feira | ||||
6ª feira |
4º Ao final de uma semana, verificar se foi seguida a proposta de comer 5 vezes ao dia os alimentos relacionados. Então poderemos fazer um prato com colagem dos alimentos preferidos deles, ou se eles ainda não sabem definir, podemos sugerir?
Ex. Então vamos montar um pratinho. Fazer colagem de arroz, feijão e papelzinho picado ou rasgado por eles para imitar o legume ou verdura.
Enriquecimento: Pode-se na hora da merenda mostrar o legumes ou verduras que foram ou estão sendo consumidos, observando sua cor e sua forma antes de serem preparados e depois de processados.
A fruta também pode ser mostrada inteira e depois de observada descascá-la na frente dos alunos. (Se for dia de melancia, pedir a Dalva para cortar a fruta a ser usada, na hora do café da entrada, para que eles possam ver a fruta inteira e aos pedaços).
A cada fruta mostrada perguntar se sabem seu nome, sua cor por fora e por dentro, quando está verde e madura, sua forma , seu cheiro e o gosto é doce ou azedinha?
Esclarecer para eles, quando for vitamina que a fruta foi batida, que ela também pode virar suquinho, doce, geléia (conceito de transformação).
Reforçar que devemos sempre comer esses alimentos 5 vezes durante o dia, e que vale de qualquer forma: na salada , na sopa, na vitamina, no suco, junto com outras comidas, in natura, como é consumida na sobremesa e lanche.
Lembrar que também podemos comer algunas frutas com sua casca. Ex. pêra, maçã, goiaba, caqui, ameixa, pêssego.
Deixar que a criança descasque a própria banana, nessa atividade aparentemente simples, o aluno estará desenvolvendo a coordenação motora, senso de direção ( descasca-se a banana de cima para baixo), fração ( cada parte da casca, compões um todo), contar em quantas partes a casca da banana pode ser desmembrada, forma, cor, textura, olfato, paladar, dentro/fora, higiene, pois mostraremos que as cascas devem ser colocadas na lixeira, noção de segurança e responsabilidade, estaremos informando que a casca da banana torna-se perigosa no chão, podendo causar acidentes graves, reaproveitamento de alimentos, podemos também utilizar as cascas das banana descascadas por eles para fazer um doce de casca de banana, maçã.
Desdobramento de atividades do projeto:
- Fazer cestinha de frutas com massinha usando cores diferentes para cada fruta;
- pintar uma cestinha de frutas ou uma fruta de cada vez usando algum tipo de técnica;
- Contar histórias que tenham no enredo frutas ou legumes. ( Ex. a maçã da Branca de Neve, A história da Sopa de Pedra, João e Maria, João e o Pé de Feijão, temos variedades no acervo da creche);
- preencher uma cestinha com frutas recortadas , ou cestinha de verduras, ou de legumes;
- ouvir músicas que falem de frutas, de merenda, da importância da alimentação. Ex. Salada de frutas ou Bom mesmo é banana, Bananamania (contagem até 12) do CD Bananas de Pijamas; Salada de Frutas do CD Zé Zuca e a Radio Maluca, O que que tem na sopa do bebê? (Palavra Cantada) entre outras, incluindo a música : Merendinha, merendinha, vou comer, vou comer, pra ficar fortinho, pra ficar fortinho, e crescer e crescer;
- escolher frutas que tenha texturas diferentes para comparação e possível reprodução com materiais diversos. Ex. kiwi, pêssego, jaca, abacaxi (asperas) X caju, ameixa, uva (lisas).
-fazer um cachinho de uva com recorte de círculos de papel ou montagem com bolinhas com massinha .
Sugestão: recortar o formato de um kiwi na lixa e fazer o desenho sombreado ou usar pó de serragem para colagem, ou areia colorida.
* Para uva, caju e ameixa desenho vazado e colar papel celofane na cor da fruta ou usar recortes de cetim. Para o abacaxi usar a caixa de ovo de codorna recortado .
- Carnes, levar o aluno compreender os diversos ambientes onde os animais vivem, a importância da proteína animal no desenvolvimento do organismo humano. Observar que as carnes e ovos não vêm simplesmente do supermercado, da tendinha ou do sacolão, mas que são processados pelo homem. Que na nossa sociedade, não podemos, não temos meios e não sabemos mais caçar para nos alimentarmos.
Estabelecer relação entre os sabores dos alimentos animais oferecidos na U.E. (carne bovina, frango, miúdos, peixe, ovos, leite, iogurte).
Explorar o meio-ambiente original das espécies animais, explicar que os mamíferos (temos a coleção Mamíferos, para nos auxiliar) tem o corpo coberto de pêlos, os peixes de escamas, as aves de penas.
Explicar que outros tipos de animais também são consumidos, tais como rã, lagarto, gafanhoto...
Podemos fazer máscaras de animais para fechar a semana, estandartes de mão ...
Utilizar os bonecos de marionetes para contar histórias, temos diversos animais em nossa creche.
Podemos trabalhar uma semana os animais da fazenda e seus produtos, o fundo do mar e dos rios.
O mundo das penas, onde serão mostrados os diversos tipos de aves, as que consumimos mais, podemos colocar o filme do Pingüim e mostrar que também é uma ave mas que não voa, e se alimenta de peixes, os diferente habitat’s dos animais.
Fazer um estudo, ou seja, um paralelo entre os alimentos consumidos na creche e os que são consumidos em casa, as diferenças na preparação deles, na arrumação dos pratos, quais alimentos são mais consumidos em casa, pode-se montar um cartaz com esses dados e fazer um registro adequado da qualidade dos alimentos ofertados às crianças por seus responsáveis.
Exemplo
Na creche comemos... | Em casa comemos... |
Café da manhã – mingau | Café da manhã - |
Almoço | Almoço |
0 comentários:
Postar um comentário