VISITA AO SALÃO DO LIVRO


O EDI Buriti Congonhas neste ano desenvolve o Projeto “Conto, reconto e invento: preservando o meio ambiente” que surgiu do interesse das crianças pelas histórias e por elementos da natureza juntamente pela necessidade atual de preservarmos o meio ambiente. Nessa perspectiva e para enriquecer ainda mais o trabalho que vem sendo realizado, os alunos da pré-escola e os responsáveis foram visitar o 17º Salão do Livro Infantil e Juvenil.O evento teve o apoio da Prefeitura do Rio, por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e de Turismo.


Frei Beto fazendo a leitura do livro: Começo, meio e fim.





Oficina de criação em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.





Biblioteca



Cartunista indígena mostrando um pouco da sua arte.




A CANOA ENCANTADA


    Sabemos que a contação de histórias na educação infantil é muito importante e promove o incentivo à leitura, auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento integral da criança. Foi muito prazeroso trabalhar com a história Yrajang, A canoa Encantada de Nancy Caruso Ventura e Ninete Aparecida Rocha, pois as crianças do maternal II ficaram muito atentas ao que estava sendo contado, e consequentemente se interessaram pelas atividades seguintes, demonstrando prazer em executá-las, além de aguçar os seus imaginários e desenvolver suas oralidades deixando a aula  mais instigante. 



  Propomos aos alunos construirmos a nossa canoa encantada utilizando caixas de papelão. Apresentamos as caixas e eles puderam explorar. A caixa possui uma mágica por transportar para um mundo encantado. A realidade e fantasia se misturam.


     Depois os alunos puderam pintar as caixas de papelão utilizando tinta guache.



  
Após a secagem da tinta,  as caixas de papelão transformaram-se em uma canoa encantada levando as crianças ao mundo imaginário e multicolorido..





SAPO CURURU

      Desenvolvendo o subprojeto Cadê o lixo que estava aqui? realizamos uma oficina do brinquedo utilizando materiais recicláveis juntamento com o trabalho de valorização das cantigas populares. A turma do maternal II a partir da cantiga popular Sapo Cururu produziu o animalzinho utilizando caixas de leite. Nosso EDI Buriti Congonhas busca ensinar as crianças que o lixo que está feio, sujo, com as cores desbotadas, pode ser transformado em algo muito bonito e útil com esforço e dedicação, podemos fazê-la refletir que sempre podemos mudar aquilo que em nós nos entristece, os hábitos e sentimentos contrários ao bem e ao amor e assim com nosso esforço e dedicação construímos ações mais belas que nos trarão a alegria de viver










Sapo Cururu
Cantiga Popular

Sapo Cururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está lá dentro

Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento


PEIXE VIVO

 No EDI Buriti Congonhas compreendemos que as cantigas populares possuem grande importância no contexto da educação infantil, pois são atividades lúdicas onde as crianças cantam, brincam, dançam e correm. Apresentamos a cantiga Peixe Vivo para a turma do maternal II e conversamos sobre a obra popular. Depois as educadoras espalharam peixinhos de papel identificados pelo nome de cada aluno na sala de aula. Esse deveria procurar no espaço o seu peixinho e colocá-lo dentro da água (TNT azul). Depois de colocarmos todos os peixinhos na água balançamos o TNT e cantamos Peixe Vivo e outras cantigas populares. As crianças divertiram-se muito com a dinâmica de cantar, rodar e balançar o TNT.









Peixe Vivo
Cantiga Popular

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
HAVIA UM MENINO DE FERNANDO PESSOA

   Sabemos que a leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético da criança como ser humano. A escuta de bons textos literários enriquece a experiência estética das crianças e quando o professor lê para elas compartilha seu encantamento com a leitura, aproxima-os do universo literário e do prazer que envolve o ato de ler. Nessa perspectiva, a turminha do maternal II trabalhou com o poema Havia um menino de Fernando Pessoa. As crianças ouviram o poema e ficaram muito interessadas realizando diversos questionamentos sobre a obra literária.  


        Também apresentamos a arte do origami para as crianças que contribui para desenvolver o raciocínio lógico e as noções de medidas e geometria. Além disso, trabalha a memorização e a coordenação fina. As educadoras a cada passo a passo da atividade orientavam os alunos e explicavam detalhadamente os aspectos da dobradura do chapéu e o que notamos a cada vinco feito no papel.









Havia um menino
(Fernando Pessoa)

Havia um menino,
que tinha um chapéu
para pôr na cabeça
por causa do sol.

Em vez de um gatinho
tinha um caracol.
Tinha o caracol
dentro de um chapéu;
fazia-lhe cócegas
no alto da cabeça.

Por isso ele andava
depressa, depressa
p’ra ver se chegava
a casa e tirava
o tal caracol
do chapéu, saindo
de lá e caindo
o tal caracol.

Mas era, afinal,
impossível tal,
nem fazia mal
nem vê-lo, nem tê-lo:
porque o caracol
era do cabelo.

BRINCANDO COM SUCATAS

      Através do brincar com material sucata (frascos e garrafas plásticas, caixas, rolos e etc.) a criança aprende movimentos espontâneos, expressivos e criativos e a aula fica mais dinâmica e motivada. As crianças manipulam os objetos observando as suas características, propriedades e possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc. 







Vamos escovar os dentinhos?

           A turminha do maternal II teve uma aula bem divertida sobre escovação, onde brincando aprendemos um pouco mais a cuidar de nossa saúde bucal. Para estimular o interesse pelo tema ouvimos a história "Vamos escovar os dentes?" de Leslie McGuire e Jean Pidgeon.  As crianças ficaram encantadas com os animais escovando os dentes de um lado para o outro.



           Conversamos sobre a importância da higiene, de manter os dentes fortes e saudáveis. E depois pudemos praticar em um bocão demonstrando como deve ser realizada a escovação.







                Cada criança também colocou em ação tudo que aprendeu ao escovar os seus próprios dentes. As educadoras e a turminha ficaram atentas quanto a necessidade de fechar a torneira no momento da escovação.