Projeto Anual
            A creche comemora 20 anos no dia 25 agosto de 2012. Pensando nisso,   relembramos a história da instituição e as experiências vivenciadas  e  os projetos realizados ao longo desses anos. Essa visita ao passado nos levou a refletir sobre as trocas entre a creche e a comunidade, as ações desenvolvidas e as contribuições que as mesmas proporcionaram ao processo de afirmação da unidade escolar como espaço essencial para conscientizar os sujeitos envolvidos com a realidade local e transformá-la.
            No decorrer desses 20 anos, a nossa creche, junto com a comunidade, vem procurando construir significativas mudanças. Muitas delas já podem ser sentidas desde gentilezas, a um maior cuidado com a criança. Sabemos que muitas dessas transformações que já foram promovidas podem ser potencializadas e ampliadas, e muitas outras construídas visando uma melhor qualidade de vida para todos.
            O Projeto “Creche Buriti Congonhas: 20 anos pensando o presente, construindo o futuro” resgata questões trabalhadas anteriormente e que ainda são pertinentes no presente .

Maternal l visitando o Jardim Botânico





             O passeio para o Jardim Botânico ofereceu oportunidades para que as crianças pudessem descobrir as riquezas e belezas da natureza. As turmas do Martenal I puderam observar diretamente a paisagem, explorar o meio natural e social, ampliando a possibilidade de observação direta de pequenos animais e plantas.
















20 anos pensando o presente, 

construindo o futuro.


Estamos completando 20 anos e muita história para

 contar!


Breve Histórico

A creche Municipal (05.15.603) Buriti Congonhas, foi inaugurada em 25 de agosto de 1992, pelo então prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar e era administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, inicialmente chamada CEMAC Buriti Congonhas, as crianças ficavam no CEMAC Buriti Congonhas até os 6 anos de idade, quando então iam para a escola e até hoje, os moradores antigos lembram com saudades e dizem que as crianças deveriam sair da creche nessa idade.
A instituição foi concebida através do esforço da comunidade e da Associação de Moradores, com o apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ, pois a comunidade, fazia e faz parte de projeto de extensão da Universidade e sendo assim, há vasto material na Faculdade de Serviço Social como produções acadêmicas, inclusive fitas de vídeos onde o grupo responsável pela construção da creche apresenta o terreno e os objetivos propostos.
No ano de 2003, a creche foi transferida da Secretaria Municipal de Assistência Social, para a Secretaria Municipal de Educação, nesse momento, a Professora Maria Vírgínia foi indicada para dirigir a unidade e tendo como companheira nessa tarefa, a professora Simone Teixeira Oliveira, como professora articuladora, e hoje diretora adjunta da instituição. 
No início, as instalações eram precárias, faltavam lâmpadas, cadeiras, o computador era antigo, não havia impressora para os trabalhos administrativos.
Em agosto de 2006, assumiu a direção a professora Luciana Feidman Prietos, em sua primeira experiência fora de turma.
Os profissionais eram todos terceirizados, no início a Associação de Moradores era a empregadora desses funcionários, passando posteriormente para as OSC (organizações da sociedade civil),  as únicas funcionárias da SME, eram a diretora e a professora articuladora.
A Creche Buriti Congonhas, continuou o trabalho com a UFRJ, através da parceria formalizada pela 5a Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro. Que previa o planejamento e realização em conjunto de atividades destinadas às crianças, especialmente as referentes a questões de saúde e de educação.

     Infelizmente, por motivos de falta de segurança e apoio da Associação de Moradores, o projeto foi temporariamente suspenso, a biblioteca que havia na comunidade, foi desfeita, e a única instituição ativa no local, hoje, é a creche.




Nossa festa aconteceu no dia 24 de agosto de 2012. E  continuou no sábado dia 25, com exposição dos trabalhos no Parque de Madureira.
Nada melhor que completar 20 anos, no Dia Nacional da Educação Infantil!  Um privilégio!
Agradecemos a toda comunidade escolar por terem contribuído com o sucesso de nossas atividades e em especial, a TODOS OS FUNCIONÁRIOS que se empenharam muito para que todos os eventos propostos fossem executados. 
Muito obrigada por tudo, pelo carinho, dedicação, compromisso,talento e sucesso!

Luciana














Nosso bolo de fraldas


Cineminha no EI-40 e 41

Berçários



 Cineminha no EI-30 e 31

 O parabéns!!




Dia Nacional da Educação Infantil - 10 ª Lei Buarque



01/08 - Dia Mundial do Aleitamento Materno


Notícias

Criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA), a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, em mais de 120 países. Em comemoração à data haverá, durante toda a semana, eventos nos bancos de leite da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) e nos do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), com diversas atividades em favor da política mundial de aleitamento materno.
A cada ano, a WABA define o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Em 2012, com o tema Amamentar hoje é pensar no futuro, a Semana faz alusão aos dez anos da Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cerimônia oficial para o lançamento da campanha da Semana será promovida pela OMS na quarta-feira (1/8), no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. O evento será transmitido através do link:http://webconf2.rnp.br/rute_rblh.
No Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) ocorrerá, no dia 6 de agosto, uma oficina de sensibilização de aleitamento materno para o Hospital Amigo da Criança, destinada a todos os profissionais do Instituto. As atividades continuarão no dia 9 de agosto, com uma homenagem aos pais e palestras, abertas à comunidade, do coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio; do coordenador do Banco de Leite Humano do IFF, Franz Novak; e da coordenadora de pós-graduação em aconselhamento familiar e educacional da faculdade SPEI (Curitiba-PR), Meibel Mello Guedes.
 
Sobre o aleitamento materno exclusivo
O leite materno é reconhecido como o melhor alimento para as crianças nos primeiros anos de vida, representando uma estratégia mundial para a redução da morbidade e mortalidade infantil, especialmente a neonatal.  É importante ressaltar que não existe leite fraco e que, até os seis meses de vida, o bebê só precisa do leite materno: não é necessário dar sucos, papinhas e nem mesmo água ou chá.
Como doar o excedente
Algumas mães produzem um grande volume de leite, que vai além da necessidade do seu bebê. Nesses casos, é possível doar o excedente de leite retirado após as mamadas. Ele vai ajudar na recuperação dos recém-nascidos prematuros e de alto risco.
Confira o passo a passo dessa doação:
1. Escolhendo e esterilizando os frascos
Os frascos utilizados devem ser de vidro, com tampa plástica. Para esterilizá-los, remova a etiqueta e papelão e lave-os com água e sabão. Em seguida, coloque o vidro e a tampa em uma panela coberta com água e deixe ferver por 20 minutos. Escorra toda a água da panela. Quando o frasco estiver seco, tampe-o e coloque uma etiqueta na qual você deve escrever o seu nome e data da coleta.
2. Recomendações para a ordenha
Para fazer a ordenha (tirar o leite), prenda os cabelos ou use uma touca. Lembre-se sempre de lavar as mãos com água e sabão e de evitar conversas (ou, então, use uma máscara). Não fume.
Se você preferir usar uma bomba tira-leite, deverá fervê-la por 20 minutos, usando a mesma técnica da esterilização dos frascos.
3. Como fazer a ordenha
Faça massagens circulares nas mamas com a ponta de dois ou três dedos, começando pela aréola, e movimentos de apertar e soltar. O leite começará a sair. Posicione os dedos no limite da aréola, puxe os dedos contra você e faça os movimentos de apertar e soltar para o leite sair. Para limpar as mamas utilize as primeiras gotas de leite e, depois disso, recolha o leite diretamente no frasco esterilizado.
4. Como guardar o leite retirado
Assim que você terminar de retirar o leite, escreva seu nome e data da primeira coleta na etiqueta, leve imediatamente ao freezer ou ao congelador. Evite deixar o vidro que contém o leite encostado em outros alimentos.
Serviço
As mulheres que desejam doar leite devem ligar para 08000-268877, e informar todos os dados solicitados para o preenchimento do cadastro. O Banco de Leite entrará em contato na véspera da visita domiciliar. As mulheres que tenham dúvidas ou dificuldades em amamentar também podem entrar em contato pelo mesmo telefone, ou procurar um Banco de Leite em sua região, no site da rBLH, através do link Encontre o BLH mais próximo de você.

 
Publicada em: 31/07/2012 às 14:29 Seção: Notícias